Preparamos para você uma entrevista com o Danilo Rodrigues, comissário no Oriente Médio. Ele contou como foi a sua adaptação em outro país e a importância do inglês na sua vida.
BHS English for Aviation: Por que você decidiu ser comissário?
Danilo Rodrigues: Decidi ser comissário pela vontade de viajar e conhecer o mundo enquanto jovem. Acredito que boa parte dos comissários começam pelo mesmo motivo. Há uma parcela que começa pela paixão pela aviação, eu entrei no grupo dos que amam viajar.
BHS English for Aviation: Como foi o início da sua carreira?
Danilo Rodrigues: Eu trabalhava com algo completamente diferente aí no Brasil. Emprego das 9h às 18h em escritório. Vi um anúncio da empresa que trabalho e resolvi tentar a seleção. Na primeira vez não fui aceito, esperei um tempo, tentei de novo e 3 meses depois estava embarcando para Dubai.
BHS English for Aviation: Qual foi a fase mais difícil para você?
Danilo Rodrigues: A fase mais difícil foi de adaptação num país novo e completamente diferente do nosso. Depois da adaptação ao país, foi difícil acostumar com as regras da aviação que são muito rígidas. Qualquer coisa que pareça bobagem, na aviação não é. Ainda mais quando você trabalha com pessoas do mundo todo, o que às vezes é senso comum, não é tão comum, e a barreira da comunicação pode ser grande e criar muitas confusões. Os sotaques fazem você pirar, frases simples podem ficar completamente sem significado por causa do sotaque.
BHS English for Aviation: O que você mais gosta em ser comissário?
Danilo Rodrigues: Eu amo viajar, poder trabalhar viajando é muito bom. Há lugares que sempre sonhei em conhecer e que tive oportunidade de ir trabalhando, quando cheguei vi que não era tudo aquilo e que nunca gastaria indo pra lá, no entanto, estava sendo pago pra isso. Quando tenho férias ou folgas, posso viajar com descontos que valem muito a pena. E voltar a lugares que gostei. Uma passagem de ida e volta de Dubai a São Paulo pago menos que uma viagem de Porto Alegre a São Paulo. Isto é muito bom, você pode ir onde quiser, pois quase todas as companhias aéreas estão no sistema que permite desconto.
BHS English for Aviation: Qual a importância do inglês no seu dia-a-dia?
Danilo Rodrigues: O inglês hoje em dia é essencial em minha vida. Além do trabalho, eu vivo em inglês. Às vezes, vejo pessoas viajando sem saber falar inglês e fico impressionado como conseguem se virar, eu não sei se saberia. O fato de falar inglês me deixa seguro para ir a qualquer lugar do mundo, pois em todos lugares que já fui sempre há alguém que fale inglês e possa dar uma informação. E saber falar inglês foi um dos requisitos básicos para eu conseguir o meu trabalho. Acredito que, para pessoas que querem um bom emprego e viajar, saber falar inglês hoje em dia não é opção, é obrigatório.
Eu estou sempre contando as minhas aventuras no meu blog, se alguém sentir curiosidade para saber como é essa vida de comissário, entra lá: www.mundiando.com
Abração,
Dan